restaurante2 - Restaurantes: entenda a importância da dedetização frequente

Restaurantes: entenda a importância da dedetização frequente

Dedetização em Restaurante

Basta abrir o jornal frequentemente para entender a importância da dedetização frequente em restaurantes. É só ver, por exemplo, o caso da mulher que encontro uma barata na sua refeição e ganhou uma indenização de R$5 mil do restaurante que serviu o prato.

Por isso, é importante que todo empreendimento gastronômico tenha um cuidado constante e frequente com a limpeza e, claro, com a dedetização dos seu estabelecimento, bem como regiões próximas, se possível.

No entanto, ainda hoje existem muitos empreendimentos que ignoram esses cuidados. Não são poucos os negócios que trabalham com aplicativos de entrega, como um serviço de bebidas delivery em Rappi, por exemplo, que pensam que por não trabalhar com o atendimento ao público presencialmente, não precisam cuidar da dedetização. Isso está, como é óbvio, errado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então entenda a importância da dedetização frequente para restaurantes com o nosso texto abaixo!

Entenda a importância da dedetização frequente para restaurantes em 4 pontos

1. A questão judicial

O primeiro ponto a mencionar em relação à importância da dedetização frequente para restaurantes é a questão judicial. É obrigatório que o empreendimento gastronômico cuide da qualidade sanitária do local, inclusive em relação a presença de pragas ou vetores de doenças. A regulamentação RDC nº216 deixa claro que essa obrigação é do restaurante. Portanto, é essencial contratar uma empresa capaz de fazer o trabalho de dedetização e possa controlar a presença de pragas ou vetores posteriormente.

As consequências jurídicas do não-cumprimento dessa regulamentação são severas. Nos casos mais simples, o empresário poderá ter de pagar multas e enfrentar um processo por causa do problema. Entretanto, em casos mais graves, é possível receber autuações e até mesmo ver o estabelecimento ser fechado por causa disso.

Portanto, é essencial manter a frequência de dedetização mensal para garantir que não há nenhum tipo de problema no seu restaurante e você não precisará enfrentar nenhum tipo de questão jurídica por causa dessas obrigações.

2. A questão sanitária

Em segundo lugar, há obviamente a questão sanitária. Isso porque as pregas e os vetores são transmissores de doenças, nem que sejam questões relativamente simples como uma “intoxicação alimentar”.

Isso significa que, se você não cuidar deste ponto, poderá colocar a saúde dos seus clientes em risco. Mais do que o peso financeiro de ter de pagar uma multa ou sofrer sanções jurídicas, há o peso moral de cometer esse tipo de situação.

Afinal, são vidas em jogo e elas podem até mesmo acabar dependendo do tipo de praga ou vetor que está no restaurante. Um prato infectado com a coisa errada pode interromper uma vida.

Isso sem falar, claro, no risco que você oferece aos seus funcionários, que podem se machucar por causa de um rato ou algo do tipo.

3. A questão de imagem

Outra questão a analisar quando estamos falando da importância da dedetização é, claro, a imagem do seu empreendimento. Afinal, ficar conhecido na cidade como o restaurante com problemas de infestação de pragas é ver o seu negócio praticamente morrer.

Pense assim: você iria a um estabelecimento que é conhecido por ter baratas ou ratos? Será que você levaria a sua família para almoçar ou jantar em um espaço que foi recentemente fechado por causa de problemas do tipo? Provavelmente não.

Da mesma forma, outras pessoas também não fariam esse tipo de coisa e receber uma punição do tipo (como precisar ficar com o restaurante fechado por não ter feito a dedetização) pode ser fatal para o seu negócio.

Para muitos restaurantes, a única solução encontrada é um rebranding completo, quase como se tivesse mudado totalmente de dono. Esse “novo começo”, entretanto, pode custar muito dinheiro. E por falar nisso…

4. A questão financeira

Finalmente chegamos ao ponto que é visto como mais importante para muitos, mas na verdade não é. Embora ele seja sim relevante para a discussão.

Existem muitas formas como o seu restaurante pode perder dinheiro por não estar corretamente dedetizado. A primeira delas é ao receber uma multa por causa disso, aplicada por um fiscal da Vigilância Sanitária.

Em seguida, há o risco de ter de pagar uma indenização a um cliente, como aconteceu no caso que contamos no início deste artigo.

Logo depois, existem as perdas financeiras causas pelo desperdício de material e, claro, pela perda de clientes que deixarão de ir no seu empreendimento por causa da situação. Por fim, existe todo o investimento em marketing para tentar reverter os danos causados à imagem do seu estabelecimento.

Pronto! Com esses 4 pontos básicos, foi possível entender a importância da dedetização frequente para restaurantes, não é mesmo? Por isso, nunca negligencie esse ponto vital do dia a dia do seu empreendimento e esteja sempre de olho nos prazos e regulações para fazer novas dedetização no seu restaurante.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!

Dedetizadora Sampex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY