Reprodução das abelhas: como elas se reproduzem?

Reprodução das abelhas. Como elas se reproduzem?


AbelhaAs abelhas, como sabemos, podem viver sozinhas ou em grupos, dependendo de sua espécie e, em geral, o seu método de reprodução é muito similar em todos os tipos de abelhas.

Em quase todas as espécies, a função específica de zangão é a de realizar o acasalamento com a fêmea, sendo que a maioria dos zangões não dispõe nem dos mesmos órgãos que as outras abelhas para produzir cera ou mesmo carregar pólen.

O nascimento dos zangões se dá 24 dias após a abelha rainha produzir o ovo e sua maturidade sexual acontece rapidamente, logo aos 12 dias de vida.  Seu ciclo de vida natural gira em torno de 80 a 90 dias, e, para sua sobrevivência, os zangões dependem exclusivamente das abelhas operárias, pois são alimentados por elas.

Para que consiga atrair zangões de diferentes colméias, a rainha utiliza uma tática muito criativa. Em pleno voo, em uma grande altitude, ela libera um feromônio sexual que irá captar a atenção dos machos, e os que conseguirem segui-la estarão aptos para fecundá-la, sendo essa uma excelente seleção natural dos machos mais fortes e saudáveis.

Na maioria das vezes, uma abelha fêmea pode se acasalar com vários zangões, dessa forma ela reunirá todo o esperma de que precisará durante sua vida.

AcasalamentoO acasalamento geralmente acontece em uma área coletiva, e um fato pitoresco desse processo de reprodução é a consequente morte dos zangões logo após o acasalamento, pois eles acabam deixando seus endófalos no corpo da fêmea, o que lhes provoca um ferimento fatal.

Na verdade, este processo que envolve a morte do zangão é um grande triunfo natural da rainha, pois ao prender os testículos do macho ela recebe milhões de espermatozóides que ficam guardados em um reservatório de sêmen, chamado espermateca. Todavia, em algumas espécies de abelhas, os zangões se acasalam com várias fêmeas e não necessariamente morrem após o ato sexual.

Depois do acasalamento, a fêmea se isola em um abrigo ou volta para seu ninho onde deposita os ovos. O processo de desenvolvimento dos ovos é semelhante ao das lagartas e das borboletas, passando pelas mesmas fases.

O primeiro momento de desenvolvimento das abelhas é a saída dos ovos e a sua transformação em larvas.  Em seguida, as larvas se alimentam vorazmente antes de trocarem de casulo e se transformarem em pupas. Então se dá a fase final, quando elas saem dos casulos já como abelhas adultas.

1 comentário em “Reprodução das abelhas: como elas se reproduzem?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY