Febre Chikungunya

Proveniente da África, esta doença pode ser transmitida pelo mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue e Febre Chikungunya Aedes aegyptA Febre Chikungunya (chicungunha) é uma doença provocada pelo vírus CHIKV orginária da África (foi isolado pela primeira vez em 1950 na Tanzânia), pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypt e  Aedes albopictus, que são conhecidos aqui no Brasil por espalharem a Dengue e a Febre Amarela, respectivamente. Possui sintomas parecidos com a Dengue porém acomete prioritáriamente as articulações, causando dores, inchaços, vermelhidão e inflamações nas juntas.

Sintomas da Febre Chicungunha

  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Dor nas costas
  • Dor de cabeça.

Podem acontecer ainda:

  • Erupções cutâneas
  • Fadiga
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Mialgias.

Tratamento da Febre Chikungunya

Ainda não há um tratamento específico disponível para a febre chikungunya, mas é muito importante a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de dor e febre pode ser administrados analgésicos e antitérmicos para alívio dos sintomas. Em algumas situações o paciente pode ser encaminhado para hidratação intra venosa ou até mesmo para unidade de terapia intensiva. Devem ser evitados medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (aspirina). Anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados por causa do risco de hemorragias.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a febre chikungunya é evitando a proliferação dos mosquitos Aedes aegypt que além de transmitirem a Dengue, velha conhecida de nós brasileiros, também pode nos infectar com a febre chicungunha. O fundamental é evitar focos de água parada e limpa colocando areia nos pratinhos de vasos de plantas, limpando calhas, mantendo caixas dágua e cisternas bem vedadas. Outras medidas incluem manter o quintal e terrenos sempre limpos, piscinas devem estar sempre tratadas com cloro.

Se a exposição ao mosquito for inevitável procure usar repelentes, ingerir alimentos com cheiro que afastem o mosquito como alho ou suplementos a base de vitaminas do complexo B. Desta forma o corpo irá exalar um cheiro que confundirá o mosquito tornando-o menos atrativo.

Aqui você encontra mais curiosidades sobre a Dengue. Outras informações sobre a febre chikungunya clique aqui.

maquina de fumaça fumacê contra dengue e febre chikungunya

A Sampex Dedetizadora possui equipamento chamado popularmente de fumacê, que consiste na aplicação de inseticida em forma de gás (fumaça) para controle de mosquitos/pernilongos. Entre em contato para maiores informações (11) 5669-3000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY