O universo das formigas venenosas

O universo das formigas venenosas

Formigas venenosasAs formigas estão presentes em praticamente todo o mundo e chegam a formar em algumas regiões 40% de toda a biomassa de invertebrados.

Apesar das formigas empiricamente estarem associadas a prejuízos causados aos seres humanos, existem formigas de grande importância para o funcionamento equilibrado do ecossistema.

As saúvas, por exemplo, apesar de serem formigas desfolhadoras, possibilitam o desenvolvimento de diversas plantas devido ao acúmulo de material rico em nutrientes em decomposição dentro de seus ninhos. Outras formigas exercem a função de dispersar sementes de plantas, por isso muitas plantas dependem da sua existência.

Existem também formigas que fazem parte da alimentação de muitos animais, como por exemplo, tamanduás, lagartos, insetos, tatus, chimpanzés, e muitas outras espécies que mantêm sua dieta alimentar quase que exclusivamente de formigas.

Por outro lado, também existem formigas bastante venenosas, cujo veneno pode provocar diversas reações muito além da dor, como a morte, em alguns casos alérgicos. Abaixo, nossa lista com algumas das formigas mais venenosas do mundo:

Paraponera: As florestas tropicais da Nicarágua e do Paraguai estão infestadas da Paraponera e seu enorme ferrão. Sua picada, extremamente dolorosa, é considerada a mais doída dentre todos os insetos do mundo.

Formiga Paraponera

Myrmecia Pilosula: A myrmecia Pilosula contém um dos venenos mais potentes do mundo dos insetos, chegando a causar choque anafilático em pessoas alérgicas. Vivem principalmente na Austrália e na Tasmânia, lugar onde são registradas mais mortes por conta do seu veneno do que de cobras ou tubarões.

Myrmecia Pilosula

Maricopa Pogonomyrmex: As Maricopa Pogonomyrex são as mais venenosas entre todos os insetos. Seu veneno tem a potência equivalente ao de doze abelhas, sendo que, em pessoas alérgicas, pode provocar até mesmo a morte.

Maricopa Pogonomyrmex

Pogonomyrmex Barbatus: De agressividade extrema, a Pogonomyrmex Barbatus tem uma das mordidas mais dolorosas do mundo e vive principalmente no estado americano do Texas. Seu veneno pode causar sérias reações em quem é alérgico.

Pogonomyrmex Barbatus

Formiga de Fogo:  A principal característica da picada de uma Formiga de Fogo é uma forte sensação de queimação. São facilmente encontradas em áreas como margens de rios e lagoas.

Formiga de Fogo

3 comentários em “O universo das formigas venenosas”

  1. Em minha casa em Suzano temos uma formiga minúscula e quando morde causa um ardor forte e bolhas. Minha gatinha também tem alergia a mordida dela e se coça até os ferimentos. Como podemos fazer para espantar essas formigas ou nos proteger. Grato – Laerte

  2. Boa tarde , na minha casa aparece quase sempre uma formiga muito pequenina anda por toda parte da casa inclusive cai do chuveiro . Qd morde logo fica um vermelhidão , uma dor terrível q fica por horas e incha .Mas não sei como dizer qual é essa formiga , queria um veneno q pudesse acabar com elas , fico no aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icons made by Gregor Cresnar from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY
Icons made by Smashicons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY